8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher?

Por achar que as conquistas vieram mais na teoria que na prática, que as mulheres ganharam o mundo mas não o respeito de grande parte dos homens, e por incrível que pareça, da maioria das mulheres, eu nem falaria do dia de hoje.

Não é me dando um dia que vão apagar tudo o que leio sobre violência doméstica, tanto física quanto psicológica. Sobre o quão preconceituoso é o mercado de trabalho onde há cargos que rejeitam um belo curriculum simplesmente por ser do sexo feminino, e que ainda paga menos à uma mulher pela mesma atividade realizada por um homem. Não é me dando um dia que vão me fazer esquecer que hoje somos ambos independentes e dividimos tudo, menos, claro, o trabalho em casa. Não é me dando um dia que vou aceitar atitudes machistas de homens que ainda dizem, ou pensam, "isso é serviço de mulher", nem daqueles que acham normal estar com quantas mulheres quiserem mas que repudiam uma mulher que fica com quantos homens ela deseja. E eu poderia falar muito mais, mas me reservo a esperança de que um dia a realidade mude. Neste dia sim, eu direi com o maior orgulho Feliz Dia Internacional da Mulher!

É que eu queria que as palavras deixassem de ser só palavras, e começassem a se tornar atos... Nada mais.

11 comentários:

Marcelo Mayer disse...

pelo menos é um belo dia pra mim

Angel disse...

Ahh, vi agora em seu blog. É seu aniversário!! Então, parabéns! Faz bem comemorar o dia em que nascemos, e eu te desejo tudo que há de melhor neste mundo!

Abraços.

Luís Gonçalves Ferreira disse...

O dia deve servir para fazer esta reflexão e não para fazr silêncio. Se existe dia da mulher é por que é merecido, por ainda existirem discriminações. Se não existissem essas diferenças o dia perderia lógica. Aqui há um zum-zum de quem é contra este dia por achar que já não é preciso. Eu continuo a achar que é mesmo necessário. Nem que seja para vocês mulheres se manifestarem. Eu prefiro abordá-lo por outra face.

Beijinho, Angel.
Acho que estou de volta :)

Angel disse...

Luís, excelente este seu comentário! Eu gostaria mesmo que o Dia Internacional da Mulher correspondesse ao que fez criarem a data. Um dia em que fosse discutida, com mais intensidade, qualquer desigualdade que ainda há. Mas acho que agora a data tem servido apenas para as mulheres ganharem "parabéns", e nada mais. E tudo continua igual. Óbvio que não resolveríamos tudo em um único dia, mas confesso, não vejo mais motivos para a data, porque nada se faz.

Senti sua falta!!

:)

Abraços.

Angel disse...

Alexandre, o dia deveria ser melhor aproveitado, quem sabe assim avançaríamos em direção a uma sociedade onde as diferenças fossem consideradas mas que o respeito fosse privilégio de ambos.

Gostei muito de sua visita!

Abraços.

Morbid_Angel disse...

Sabe q dando uma geral nos blogs femininos eu vi q cometi uma gafe imensa fzendo homenagem a vcs ontem?
Pior q foi com a melhor das intencoes...
Peco perdaum pela minha ignorancia, naum sabia q vcs se sentiam revoltadas com esta data, mas pelo visto eh burrice minha pois, lendo os comentarios dos kras aki, eh questaum de logik.
Foi mal.
Bjos

Angel disse...

Anjo, as homenagens são bem-vindas, acredite! Me incomoda o fato de que o dia fica restrito à elas... Você não tem porque se desculpar, imagine! Eis aqui a minha opinião, eu gostaria muito que a data fosse melhor aproveitada, que discutíssemos mais sobre o desequilíbrio que ainda há na sociedade, nos mantendo (mulheres) em baixo. Estive pensando sobre isso, pensei em me organizar, talvez promover algo na universidade, ano que vem. Não quero só ficar reclamando, quero agir!

Mas eu gosto das homenagens, e do carinho que os homens manifestam neste dia. Quisera eu que durasse o ano todo, porque alguns se esquecem já no dia 09.

:)

Agradeço seu comentário, e mais uma vez, você não fez absolutamente nada de errado, ao menos, não achei.

Abraços!

ErikaH Azzevedo disse...

Angel concordo contigo mas ainda assim acho q esse dia 8 de março não poderia ser passado em branco, pelo q historicamente ele representa, vale ao menos a lembrança pra q não repitamos o ontem no hj , nunca mais.

O importante é lembrarmos sempre de sermos mulher de luta e tb de sonhos.

Bjos

Erikah

Angel disse...

Erikah, eu não acho que deva passar em branco porque, infelizmente, ainda não chegamos a um equilíbrio. O que me chateia é que no dia 08 de março a sociedade se restringe a dar "parabéns", dizer que as mulheres são isso, são aquilo, mas, pra mim, ainda fica muito nas palavras, e pouco é feito. Eu queria que o dia valesse para o que ele foi criado, para que pudéssemos levantar e discutir o que precisa ser discutido. O dia 08 foi escolhido como referências à aquelas mulheres que representavam o que as mulheres passavam naquela época. O tempo passou, houveram ganhos, mas, não está bom, ainda não.

Quero que o dia seja mantido, e melhor aproveitado.

Bom tê-la por aqui! E espero que volte mais vezes.

Abraços!

ErikaH Azzevedo disse...

Voltarei sim, te encontrei no blog do Fabio e tive curiosidade em te conhecer, por isso vim e valeu a pena.

Qto ao comentario em resposta ao meu, acho q estás certa...melhorou, masainda falta muito, eu sei! É por isso q a luta precisa continuar.

Bjo

Erikah

Angel disse...

Exatamente, Erikah! E fico feliz por não estar sozinha nisso.

:)

Abraços!

Postar um comentário