30 de novembro de 2011

We are responsible for the partners we choose

- You can move forward... But it's gonna mean taking responsibility for your feelings and your choices.

- What does that mean?

- Please don't misunderstand me. I am very sensitive to the trauma and the tragedy that you've experienced. But, as far as your failed relationships are concerned... We are responsible for the partners we choose.

- Bullshit.

...

- I think you have a history of choosing inappropriate or unavailable men.

- What the fuck do you want me to say? That my life is a train wreck of a disaster? That my life is a shithole? Well, I already know this, this isn't news to me, ok? I know that I am broken.

- Do you know that you don't have to be? You can pick up the pieces.

- How?

- By making different choices. By breaking your patterns. It's gonna be hard, but you can make yourself whole again. You can.

(Dexter - 6ª temporada, episódio 9 - diálogo entre Debra Morgan e sua psicóloga)

E olha ai a psicóloga dizendo o que eu nunca tive coragem de admitir.

14 de novembro de 2011

In the box

"... apesar da ânsia que havia pouco sentira de falar com alguém, fosse com quem fosse, assim que lhe dirigiram a primeira palavra tornou a experimentar de súbito a sua hostilidade e irritação habituais diante de qualquer comunicação com gente estranha que tocasse ou mostrasse o desejo de tocar-lhe na personalidade."

(Trecho de Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski)

10 de novembro de 2011

Simples

No fim das contas, é pouco o que importa. Na verdade, uma única coisa é realmente importante. E é chato pra caramba quando você percebe que, muito provavelmente, é algo que você nunca vai ter/ser.

5 de novembro de 2011

Do passado...

A lembrança mais nítida daquele tempo é de uma noite em que chovia forte, mas as gotas não encontravam a minha janela. Eu estava sozinha em meu apartamento, sentada no chão da sala, apoiada em um dos cantos da parede, abraçando meus joelhos e com a cabeça recostada sobre eles, fisicamente exausta, cansada de tanto chorar e sem forças para levantar dali. Do meu lado esquerdo uma taça pela metade com vinho tinto e uma garrafa já vazia, sobre o tapete uma cartela com três comprimidos, dois dos quais eu tomaria horas depois, para finalmente conseguir dormir. E eu ouvia repetidas vezes a mesma música, abafada vez ou outra por algum trovão.

O que aconteceu entre os anos de 2009 e 2010, quando tudo ficou pesado demais e eu não consegui suportar, merecia ser apagado, destruído se possível fosse, mas é inevitável lembrar de vez em quando. E a lembrança sempre vem acompanhada de um pouco de dor, de ressentimento, e de um medo enorme de, por alguma razão, eu sentir/passar por tudo aquilo outra vez. Mas, quinta-feira, ao ver e ouvir Eddie Vedder cantando a mesma música daquela noite, eu chorei não pelas lembranças, não pelo medo ou pela dor, mas por perceber o quão forte eu me tornei. Bem ou mal, eu aprendi a lutar sozinha, a cair e em seguida me erguer. Ainda é preciso recolher alguns cacos, ainda é preciso consertar certas fissuras, mas isso pode ser feito aos poucos, com calma, cuidando sempre para não chegar ao fundo outra vez.

Enfim... Cedo ou tarde, contrariando todas as leis, ficamos frente a frente com nosso passado, nossos traumas. Mas, não há nada mais libertador que perceber que a dor causada pode até ter sido grande, mas não foi suficiente para te destruir...

Sim, a essência permaneceu.


Better Man - Pearl Jam

1 de novembro de 2011

Do feriado...

Eu só preciso que você saiba que se eu pudesse eu faria diferente, ou melhor, eu faria exatamente o contrário. E, talvez, você ainda estivesse comigo, e quem sabe assim os dias fossem mais leves, eu não chorasse tanto nem me culpasse, e houvesse um motivo para o que hoje eu desacredito.

Eu preciso muito, muito, que você saiba que você foi o meu começo, e que o seu fim me levou contigo, e que os anos passam, mas o sentimento não abranda. E eu me agarro a esperança de que um dia isso acabe e eu finalmente volte, e viva, e seja, porque hoje, eu apenas existo. E talvez um dia eu volte... Mas, sem você, eu duvido.


The end - Pearl Jam